Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Preparando o Advento


Estamos a chegar ao natal. O ambiente das ruas, montras das lojas e o corre corre das pessoas para comprar os presentes são disso prova que o Natal está próximo. Todos os anos neste mês de Dezembro acontece isto. Não que dependa muito de nós mudar para que seja diferente, mas concerteza, que como cristãos deveríamos dar outro testemunho. Nós os cristãos vivemos neste mundo e somos também produto desta sociedade. Temos, sem duvida, de saber temperar a civilização com a cultura da fé e com o culto de acordo com a fé, e não segundo o que a maioria faz.
Quando o mundo festeja o Natal, para os cristãos é tempo de ADVENTO, quando vivemos o Natal para o mundo é “passagem de ano”. Ora a nossa “passagem” é uma: a PÁSCOA. Razões para esta desafinação de acordos é o nosso mundo está habituado a celebrar sabendo apenas divertir-se. E esta diversão, fruto do comércio, é “produto” indispensável para segurar a continuidade dos ciclos de produção e de consumo. Para um cristão a celebração exige ruptura com essa lógica de vida, porque vive aberto ao Mistério de Menino que nasce no NATAL e que tem o seu fim da PÁSCOA que é passagem para nós. Este Mistério não se fabrica por mãos humanas, apenas pode ser acolhido, tal como se manifesta na História, e a Igreja o anuncia e celebra cada domingo. Quem fala de acolhimento, fala de disponibilidade, espera, preparação, vigilância.
Será que podemos celebrar o NATAL sem ADVENTO?
Este é o momento de celebrar o Natal em Advento, ou corremos o risco de o tempo de Advento passar e apenas ser uma comemoração vazia do conteúdo principal. Ainda vamos a tempo de salvar a celebração frutuosa do Natal. Pode ser este o nosso contributo de cristãos para um Mundo mais humano em que o Mistério do Homem e de Deus tenha o seu lar.
Á Paróquia, às famílias, proponho que celebrem bem o Advento. Durante o tempo de Advento temos um símbolo marcante: a coroa de Advento. Feita de ramos verdes rodeando as diversas velas que vamos acendendo cada domingo como que a simbolizar cada passo que estamos dando em caminho para o Natal. Que cada vela acesa seja o libertarmo-nos daquelas coisas a que estamos apegados e que nos custa largar, ou seja, os nossos pecados.
Mas além da coroa de Advento pode haver outra criatividade para bem celebrar o Advento. Inspirados pela fé somos chamados fazer render os nossos talentos e a contribuir para o aprofundamento da nossa e da fé dos outros.
Não esqueçam as famílias de fazer momentos de adoração junto da coroa, feita em cada casa familiar. Faz bem desligar a televisão por algum tempo e celebrar os Mistérios da vida de Jesus meditando o Rosário, de modo particular neste tempo os Mistérios Gozosos ou seja, da alegria. Alegria por que Cristo vai nascer! Ou ainda, abrir a sagrada Escritura no Evangelho do domingo e fazer uma pequena celebração da Palavra de Deus em família, intercalando com cânticos típicos de Advento.
Razões não nos faltam para louvar a Deus que já nasceu e continua a nascer no coração de cada homem e cada mulher.
Continuação de bom Advento!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário