Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Maquete do projecto de renovação, ampliação da Capela de Nossa Senhora Estrela do Mar. Ao lado também estamos a construir as salas e salão para catequese.



Hoje, aproveitamos o feriado nacional para dar um avanço nas obras na capela do Lugar de Praia Baixo. A campanha de sensibilização foi feita no domingo anterior e, hoje as pessoas uma vez mais mostraram na realidade o "djunta món". Cerca de 100 pessoas entre crianças, jovens e adultos, desde cedo apareceram para colaborar na nossa obra de ampliação da capela de Nossa Senhora Estrela do Mar. Todos estamos a esforçar-nos para terminar a obra e assim inaugurar a nova Igreja mais ampla, repondendo às necessidades paroquiais. Prevemos que a inauguração ocorrerá no dia da festa da Padroeira, festejada sempre no último domingo de junho, este ano dia 24 de junho.

Continuaamos a rezar por todos os nossos benfeitores, colaboradores, paroquianos e amigos da nossa querida Paróquia.
Um bem haja a todos e todas!

domingo, 15 de janeiro de 2012

A paróquia Nossa Senhora da Luz realizou hoje mais uma actividade pastoral. Foi a Festa da Sagrada Familia de Nazaré. Como este ano pasoral esta festa caiu em dia de semana, a nossa Paróquia mudou-a para hoje, dia 15 de janeiro.
Durante as ultimas duas semanas, os responsáveis de cada lugar andaram a visitar as casas das familias de cada lugar em nome do Pároco, visto este nao poder chegar a todas as casas das familias.
Hoje, todos os lugares a partir das 8 horas da manhã foram  convidados a peregrinar com a capelinha da Sagrada Familia de cada lugar até ao lugar de Moia-Moia.
Por volta das 10.30 já se encontravam todos os lugares presentes no referido lugar.
Antes da Eucaristia o Pároco dirigiu uma saudação de boas vindas a todos os presentes e de seguida fez uma partilha sobre o papel da familia na educação dos jovens para  ajustiça e paz, inspirando-se na mensagem do Papa para o dia Mundial da Paz deste ano. Depois dessa reflexão, abriu-se uma partilha onde quem queria expunha as suas ideias sobre o assunto. Graças a Deus houve vários intervenientes que realçaram aguns dos aspectos tratados na exposição. O papael da oração tanto individual, em familia como na comunidade paroquial; o tempo que (não) se tem para dialogar em familia, a disposião dos jovens para escutar os mais velhos, etc...

Por volta das 12 horas celebramos a solene Eucaristia em onra da Sagrada Familia de Nazaré, pedindo a luz interior para as nossas familais.
No fim da missa, foi distribuida uma carta do Pároco para todas as familias reflectirem em casa.
Por volta das 14 horas foi servido um sucuelento almoço preparado com ingredientes idos de todos os lugares da Paróquia e que revertia para as obras da nossa Paróquia.
Por voltas 16 horas todos foram regressando a suas casas felizes e contentes pela participação nesta actividade pastoral.
Damos graças a Deus pela excelente participação dos paroquianos.
Nossa Senhora da Luz, rogai por nós!

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012


Hoje, pela primeira vez, reuniram-se os leitores, acólitos, ministros da comunhão, leitores e sacristãs, para uma reunião de formação. O objectivo era partilhar e formar mais a nossa cosnciência sobre a missão de cada um na sua função especifica.
A Partir das 10 horas da manhã, foram chegando de todos os cantos da Paróquia todos os que tem alguma função de responsabilidade e intervêm directamente nas celebrações paroquiais.
Iniciou-se o dia com um filme sobre a misssão do cristão, que seviu como oração inicial e ponto de partida para o arranque das actividades.
O dia foi dividido em duas partes: primeira parte, ´formativa; segunda parte mais de partilha e pistas para melhor ajudar a viver as nossas celebrações eucaristicas.
Da parte da manhã reflectimos sobre a
        - Comunidade reunida, corpo de Cristo em Festa;
        - Crer e Querer - a profissão de Fé - Credo;
        - Ofertório  de VIDA;
        - Do Pai Nosso à sabedoria da Oração;
        - Enviados à Eucaristia da Vida.

Todos estes temas foram tratando, tendo em conta a realidade paroquial e sempre como referência a melhor vivência da Eucaristia no nosso dia a dia.
Por volta da 1 hora da tarde, tivemos o almoço oferecido pela Paróquia a todos os participantes. Durante a formação 4 pessoas voluntárias, preparam um delicioso almoço. Obrigado pelo vosso trabalho.
depois de saciados e retemperadas as nossas forças, quando eram 14 horas recomeçamos a partilha e algumas indicações que o Pároco dirigiu aos diversos grupos presentes.
a tarde correu muito bem e hove partcipação de várias pessoas que puseram as suas opiniões e sugestões. Deste dia de hoje sairam algumas sugestões que iremos colocar em prática: foi sugerido estabelecer o dia da Paróquia que será escolhido próximamente; sugeriu-se também a formação do grupo coral paroquial para animar as datas festivas da Paróquia. Claro que nao se acaba com os 3 grupos existentes nos Centros de Praia baixo, Baía e Milho Branco. Mas destes nascer um único para melhor ajudar a viver as datas mais significativas e também pensando já nas próximas inaugurações das nossas novas Igrejas: de Milho Branco e Praia Baixo.
Estamos a trabalhar para fazer crescer cada dia mais a nossa Paróquia. Força e coragem a todos!
Por volta das 16 horas terminamos o nosso dia formativo com a celebração eucaristica, agradecendo ao Senhor este frutuoso dia.
Claro que nada está terminado. Agora começa a tarefa de cada um em melhorar cada dia a missão de sempre.
Participaram neste dia formativo pessoas dos 4 centros pastorais paroquiais, num total de 133 colaboradores da paróquia, dividos em leitores, acólitos, ministros da comunhão, pessoas que fazem o ofertório e as 3 sacristãs.
Temos razões para dar graças a Deus pela obra começada e que cada um tenta realizar com o auxilio do Espírito santo!
Nossa Senhora da Luz, rogai por todos nós, ilumina-nos o caminho para melhor servirmos a Igreja de Senhor.
A todos os participantes, um grande obrigado!!!

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012


Feliz Ano Novo 2012!
Esta é a expressão mais ouvida nestes últimos dias deste novo ano. Novo , porque avançamos mais um número. Passamos do 11 para o 12. "Ano novo, vida Nova" escutamos também frequentemente no inicio de cada ano. E realmente o ser humano precisa mesmo de uma vida nova. Precisamos de ser mais humanos uns com os outros. Presicamos ser mais solidários uns com os outros. Precisamos ser mais justos uns com os outros. E poderiamos continuar o rol de "precisamos mais ser..." por aí fora.
Mas o essencial no inicio de cada ano precisamos de olhar para trás, para o ano que passou e fazer um balanço do que foi bom e o nao tão bom que realizamos no ano anterior. Podemos fazê-lo a nível pessoal, mas aqui deveremos fazê-lo a nível da comunidade Paroquial.
Nota-se pequenos espaços de crescimento a nivel paroquial. A formação espiritual de cada um dos paroquianos tem sido uma das apostas por parte dos responsáveis da Paróquia. Uma parte sabe aproveitar e participa, mas ainda há muito para fazer neste nível. Temos que saber aproveitar as ocasiões de formação que são oferecidas, seja a nivel do Conselho Paroquial, os dias de retiro no advento, quaresma, páscoa e pentecostes, reunião mensal dos catequistas, formação para os baptismos e casamentos e a formação das quartas feiras em geral e, de realçar também a formação para jovens já crismados feita todos os primeiros domingos, orientada pelas Irmãs Adoradoras, que gentilmente colaboram com a Paróquia.
Sobretudo, verifica-se um forte aumento de participação na Eucaristia dominical. Com esforço, temos possibilitado oferecer 4 missas no fim de semana. Em vale da Custa, de 15 em 15 dias, aos sábados e, 3 eucaristias aos domingos: em Milho Branco, Praia Baixo e Baía. com a centralização da catequese da infância, adolescência e jovens aos domingos, antes ou depois da eucaristia, dependendo de cada Centro Pastoral, veio trazer muitas crianças, adolescentes, jovens e adultos à Eucaristia. É uma Graça! Oxalá que continuemos a crescer.
Para vivermos  bem a nossa vida interior, temos vindo também a realizar algumas obras na Paróquia. As obras de Milho Branco já são uma realidade. O Centro Paroquial, inaugurado desde março de 2009, foi uma mais valia para o Centro Pastoral de Milho Branco. As vantagens já se começam a notar. A catequese já tem salas suficientes para se fazer bem a catequese e outras actividades. As Eucaristias dominicais já são vividas com mais intensidade. A nova Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Milho Branco, está a caminhar para os retoques finais. Desde outubro de 2009 que já temos a possibilidade de celebrar dentro da nova Igreja, abrigados do sol e do frio, que agora é o seu tempo. Pensamos inauguar a nova igreja no dia 12 de Maio de 2012, vésperas da Festa de Nossa Senhora de Fátima, venerada neste Centro Pastoral. Faltam-nos ainda alguns detalhes para estar completamente acabada, esperamos e rezamos ao Senhor, que o consigamos alcançar.

Em Praia Baixo, iniciamos as obras de ampliação do terreno já existente, aumentando o espaço da Igreja em mais de 1000 m2, graças à generosidade de algumas familias. O terreno já está vedado e pronto para se começar o trabalho para fazer salas e salão paroquial. Pretende-se também ampliar a capela existente. Isto já começa a ser uma realidade. A paredes da Capela antiga já foram aumentadas em cerca de mais 8 m de comprimento, ficando a caplela com cerca de 20m de comprimento por 8 de largura, mantendo a largura existente. Pretendemos inaugurar esta capela na festa de Nossa Senhora Estrela do Mar, no último domingo de Junho. Oxalá que o consigamos.

Na Baía, a Paróquia está também a remodelar as suas estruturas físicas. Aqui temos dois projectos: A renovação da Igreja "velha" de Nossa Senhora da Luz, considerada Património Nacional e o projecto de construção do Dentro Paroquial. Todas estas obras estão em andamento. A Igreja, Património já foi rebocada por fora e foi colacada a cobertura. Já se fizeram as escavações arqueológicas feitas pelo Instituto do Património e Cultura dependendo do Ministério da Cultura com um acordo feito com a Paróquia. A paróquia é quem administra e executa as obras. O Centro paroquial da Baía está em andamento. Escavou-se o terreno para salas e salão e já foram levantadas algumas paredes e colacdo o primeiro betão no chão. Neste momento aguardamos apoios económicos para a compra de blocos para a divisão das salas.

A par de todas estas actividades paroquiais, realçamos a generosidade da maior parte dos paroquianos e também de algumas pessoas generosas nossas benfeitoras. É graça a este apoio da paróquia e de alguns benfeitores que temos vindo a fazer todas esta obras. É claro que são muitas frentes de trabalho! Mas têmos-lo, graças ao trabalho voluntário aos sábados de muitos paroquianos. Obrigado pela vossa generosidade.
Vamos todos colaborar e mostrar que o ano de 2012 é o ano que vai marcar esta Paróquia.
Bom ano!!!
P. Fernando Ferros